11 de julho de 2012

Existe deficiência ou todos somos deficientes?


Fonte: Google. Surdos se comunicando.
Nos últimos dias me fiz alguns questionamentos sobre dois pontos de vistas que aprendi em relação à surdez: um é a  a distinção entre Surdos e Deficientes auditivos, e a existência de deficiência; e o outro, cultura surda. E debati sobre isso com o Davi, um amigo meu. E decidi compartilhar com vocês nossa discussão.


|A surdez, para a visão antropológica, não é deficiência, mas mais um modo de ser do ser humano. Mas por que a cegueira é uma deficiência?

Fonte: Google. Leitura por Braile
Acredito que se afirma que a surdez não é deficiência porque o surdo tem a Língua de Sinais pra se comunicar - ele não perde essa habilidade. Os surdos dizem que fazem tudo o que têm vontade, porém eles tem a limitação de não poder trabalhar em alguma profissão em que ele vá depender totalmente do som para executar sua tarefa. Isto é, uma impossibilidade. E com o cego? Ele não enxerga com os olhos, isto o limita em relação a serviços totalmente dependentes do visual. No entanto, ele consegue ler, através do braile, e ele "enxerga" pelos dedos, pelo tato; assim como o surdo enxerga pelos olhos. Então me pergunto, onde está a diferença entre a surdez e a cegueira para uma ser considerada deficiência e a outra não? .
Uma pessoa paraplégica tem como limitação a locomoção, que pode ser sanada pela cadeira de rodas. No trabalho, certas atividades que precisam do movimento das pernas não poderiam ser desenvolvidas.

Então onde está a deficiência? Seria deficiência somente aquelas congênitas, onde a pessoa pra sobreviver, depende 100% de outra ou de aparelhos? Ou, como diria o Davi “então todos nós não seríamos deficientes? Já que todos nós temos nossas deficiências?”

Defenderei então que o conceito de deficiência é subjetivo, partindo da visão de cada pessoa sobre a sua limitação: se ela se enxergar impossibilitada de fazer o que quer devido a perda de algum dos sentidos ou alguma alteração anatômica, essa pessoa será Deficiente, caso contrário, não.

Por fim, se a pessoa possui surdez, mas ela não se importa com isso, afinal ela tem os olhos para ver e ouvir o mundo e suas mãos para se comunicar com ele, ela será Surda, e na uma deficiente auditiva. É oq eu o Davi chamou de “identidade surda”.

Caro leitor, gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto abordado na publicação de hoje.

Um comentário:

  1. Pois é... sempre caindo (nós) na subjetividade... Sempre chegando à conclusão de que tudo é "construção social" rsrsrsrs
    Gostei!

    ResponderExcluir