16 de julho de 2012

Cultura surda - língua de sinais ou a forma de se relacionar com o mundo?


Cultura: segundo as aulas de antropologia, a cultura é uma representação social, comum a um grupo de pessoas que compartilham a mesma história, o modo de analisar a realidade, a mesma forma de comunicação. E por ser inerente ao ser humano, como este é passível de mudanças, a cultura é algo em constante transformação.


Na última publicação apresentei um questionamento que me fiz nos últimos dias sobre a definição de “deficiência”. No entanto, outro tema me intrigou também, a questão sobre a “cultura surda”.

No texto, Quebra de paradigmas [2] – A diversidade dentre os diferentes, publicado aqui no blog, abordei os diferentes tipos de pessoas com surdez que existem, questionando o uso generalizado do termo “surdo”. Como citado, considera-se surdo àquela pessoa que utiliza a língua de sinais como meio de comunicação E se vê fazendo parte de uma cultura surda. E esta, por sua vez, tem na língua de sinais o elemento identificador. E o deficiente auditivo, é quem nega o uso da língua de sinais e é defensor do uso de aparelhos amplificadores e de implante coclear.

Li um artigo, não o encontrei novamente para referenciá-lo, que questionava a “cultura surda”, e nele, o autor afirma que as minorias utilizam-se da própria “diferença” como uma forma de levantar a auto-estima, agregando-se os diferentes, tornando a diferença algo “normal”. E com isso, criam preconceitos contra quem não possui o elemento que os tornam semelhantes, no caso a surdez e o uso da língua de sinais, para aumenta a sua representatividade. Para mim fez sentido esta ideia, porém me pareceu um paradoxo o fato de o combate ao preconceito gerar mais preconceito. Se o uso da língua de sinais é que torna o surdo um Surdo – membro de uma cultura surda - me questionei e perguntei ao meu amigo: e se a pessoa se vê como surda, mas por alguma razão não faz uso de Libras, ou ela faz o uso da Libras e possui IC e se vê como Surda? Ela será excluída pelos Surdos? O posicionamento do Davi, meu amigo, foi bastante interessante e sensato: cultura surda é toda uma FORMA DO SUJEITO SURDO SE RELACIONAR COM O MUNDO [...] acho que é mais participar de um mundo visual.”

Ainda bem que a cultura está em constante movimento, então pode ser que a cultura surda seja mais flexível com o passar do tempo.

Não nego a existência da cultura surda, afinal de contas, há uma história surda, há uma forma semelhante de comunicação entre os surdos, e o modo de perceber o mundo é semelhante. No entanto, acredito que o que precisa mudar os “critérios” para se definir se uma pessoa é Surda ou não.

E você, leitor? O que acha sobre isso? Existe uma cultura surda? Como defini-la?

3 comentários:

  1. Achei a postagem bem interessante,porém tem alguns erros na parte da cultura surda.
    O que é cultura surda?
    Mas está muito bom,sucessos Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morais, primeiro obrigado por acessar o blog e contribuir com o seu comentário. Porém quais seriam os erros? Então, foi essa questão que quis levantar, o que é a cultura surda? No início aprendi que era um conjunto de semelhanças entre as pessoas com surdez, sendo o principal elemento a língua de sinais. Porém, acho que não é isso que deve classificar uma pessoa como integrante da cultura surda, mas o modo como ela se vê e vê o mundo. Não concorda com isso?

      Excluir