19 de janeiro de 2012

A Ciência e a Surdez [2] - A língua de sinais e seu lugar no cérebro

Fonte: Goolge


No último post iniciamos a série "A Ciência e a Surdez", o qual mostrará as descobertas da ciência relacionadas à comunicação dos surdos e deficientes auditivos. Para facilitar a compreensão desta série, iniciei uma pequena explanação sobre a constituição do nosso cérebro. 
Reveja o último post para relembrar como o nosso cérebro está organizado para compreender os próximos posts:

Hoje vou falar sobre as regiões de representação cerebral da língua de sinais e mostrar que ela se localiza no mesmo local do que a língua oral, o que corrobora para o seus statos de língua.


Siga o "Surdez - Descobrindo um Mundo Novo" no Twitter: @mundodosilêncio 


A LÍNGUA DE SINAIS E AS ÁREAS CEREBRAIS

Sinal correto - pessoa sem lesão
Sinal errado - pessoa com lesão
do hemisfério esquerdo
Como falado no post anterior, o hemisfério direito relaciona-se entre outras questões, com as relativas ao espaço-visual – observação e identificação de imagens. Enquanto o hemisfério esquerdo relaciona-se com a palavra e a linguagem[2]. Logo, espera-se que a língua de sinais se associe a cérebro direito. No entanto não foi isso o que o trabalho de HICKOK (at all2002) concluiu. A partir da observação de pacientes surdos sinalizados com lesões nas áreas de Broca ou de Wernick, notaram que estes apresentaram afasia (dificuldades na comunicação), assim como acontece com as pessoas ouvintes. Logo concluíram que o hemisfério esquerdo exerce influência sobre a língua de sinais[5]. Mas continuaram pesquisando além, e então eles analisaram pessoas surdas sinalizadas com lesão no hemisfério direito, e viram que estes não apresentaram dificuldades nem na representação e nem na compreensão da língua de sinais, apesar de terem tido dificuldades em executar tarefas não lingüísticas, relacionadas com o espaço-visual, diferente dos que apresentavam lesão no hemisfério esquerdo, mas que possuíam sua capacidade motora preservada [5]. Outros estudos, sobre a língua de sinais americana (ASL) e a língua de sinais britânica (BSL), confirmaram esta descoberta (apound SAKAI) - mostraram por exame de imagem que, apesar de ocorrer ativação de ambos os hemisférios, não houve evidencias significativas que mostrassem um maior recrutamento do lado direito em prol do esquerdo quando os indivíduos eram expostos exclusivamente a língua de sinais, comparando com a exposição à língua áudio-visual [2]. Sobre isso, uma pesquisa brasileira mostrou que no cérebro do surdo ocorre a associação de neurônios da área parietal medial com as áreas centrais e frontais bilaterais, ativação esta que em geral não se observa no processamento verbal no cérebro dos falantes, confirmando a bilateralidade da língua de sinais [4]. Na verdade, outro estudo (apound SAKAI), agora feito com a língua de sinais japonesa (JSL), mostrou também por imagens o predomínio do lado esquerdo em relação tanto a lingua dê sinais quanto a áudio-visual, corroborando com o achado de HICOCK.


O que diferencia então a língua de sinais da língua oral é que, ao invés das áreas lingüísticas serem ativadas pelos neurônios da região da audição, elas são acionadas por áreas primárias (observação do objeto) e secundárias da visão (de identificação do objeto em relação ao corpo e de processamento espacial visual)[4] e de alguma forma, apesar de sinais de entradas diferentes, estes são direcionados para a área da linguagem[5].

Com o episódio de hoje, da nossa série, coloca por terra o argumento de que a língua de sinais não pode ser considerada uma língua. Além disso, incentiva o aprendizado da língua de sinais pelas crianças surdas o mais breve possível.
  
No próximo capítulo, irei mostrar o comportamento do cérebro na aquisição da língua de sinais tanto como língua natural quanto como uma segunda língua.

Continue  acompanhando....


FONTES
1- LIMA SI de, CURY EMG. CÉREBRO, LÍNGUAGEM E AFASIAS.
2 - Language Acquisition and Brain Development. Kuniyoshi L. Sakai. DOI: 10.1126/science.1113530 Science 310,815(2005). Pesqusiado em: www.capes.com.br
3 – THE ORIGEN OF SPEECH. Evolution of Leanguage. Disponível em www.sciencemag.org. January 16, 2012
4- ROCHA FT. "LIBRAS" (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) UM ESTUDO ELETROENCEFALOGRAFICO DE SUA FUNCIONALIDADE CEREBRAL.
5- HICKOK G, BELLUGI U, KLIMA ES. SIGN LANGUAGE IN THE BRAIN. Scientific American. 2001.


Está curtindo o blog? Está afim de ficar por dentro das nossas atualizações? Então assine nosso Feed

2 comentários:

  1. FANTÁSTICO esse post...
    Incrivel a forma como nosso cerebro se "comunica" e se adapta as nossas peculiaridades. Parece q ele entende que, mesmo que seja com as mãos e através da mimica facial, isso é um dialogo, por mais que nao seja oralizado...
    Sempre aprendi que o LIBRAS é considerado uma lingua. Não acho que é considerado, nas verdade É uma lingua uma vez que possui comprovações científicas a este respeito...

    Parabéns Ranatinho... Tema fantastico...
    Enquanto aguardo o proximo post vou procurar ler as referências pq realmente gostei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Tate, ainda não se sabe como o nosso cérebro consegue distinguir quando um "gesto" está tendo a função de comunicação ou não. Realmente temos uma máquina surpreendente!

      Tenho certeza que irá adorar a leitura das referências!

      Excluir